terça-feira, 14 de junho de 2011



VÍDEO DIDÁTICO



1-      TECNOLOGIA DE TV  X  VÍDEO DE TECNOLOGIA

   Como qualquer tecnologia que coleta,armazena e pode reproduzir a informação,
tecnologia de sistemas de vídeo envolve três elementos básicos para que considere a diferenciação do processo de ensino-aprendizagem.Por um lado,a interatividade com o sistema e o usuário. Por outro lado,os sistemas de símbolos usados similares aos da TV e finalmente,a mensagem,as diferentes formas que podem ser atual estrutura,bem como conteúdos culturais diferentes que ele transmite.
   As instituições educacionais são necessárias para usar a tecnologia em geral,para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos,tornando seus usuários cientes das maneiras em que o conhecimento é apropriado,bem como valores intrínsecos que ele contêm.Seria certamente um erro para as escolas separar este desenvolvimento de novas tecnologias.
   Educação,por sua vez,também está em busca da informação,entretenimento e,é claro,endossa a responsabilidade dos indivíduos para obter algumas habilidades,atitudes e conhecimento.
   O vídeo não é usado como educacional nas escolas,porque o material é uma mensagem que passa para ser visto na TV.Portanto,a prática do vídeo é para assistir TV.Isto é assim por vários motivos –os custos, a falta de prática em sala de aula utilizando as tecnologias...Em qualquer caso,há pouca tradição na produção de vídeos para utilização exclusiva em educação.



2-       UMA ABORDAGEM AO CONCEITO DE VÍDEO DE TREINAMENTO
  
  Os documentários e outros programas de televisão não são projetados para ser inserido em um processo de ensino e aprendizagem. Sem dúvida, há potencial educacional,uma vez que eles são uma importante fonte para ligar as experiências de rua e de casa em sala de aula,permitindo-nos trabalhar sobre os aspectos da saúde,o consumo do sexismo,etc. Ressaltando também que embora em ambos os casos sejam fontes de informação são estruturadas de forma muito diferente,e ambos por sua vez exigem um processo educativo igualmente distinto. Se não,basta ler estes materiais (livros,revistas,jornais...) para ser educado no sentido de que todos nós pensamos. E isso não é verdade.Estamos em um mundo de informação e comunicação no entanto falta habilidade de decifrar o que é relevante.




3-     CARACTERÍSTICA DE UM VÍDEO INSTRUTIVO

   Vejamos algumas das características que devem exibir filmes educativos:

1-     Há muitos vídeos extraídos ou não da TV.- que pode ser trabalhado perfeitamente na sala de aula e trazer qualidade de processo educacionais.


2-     Um vídeo pode ser grande, mas perdemos por mau uso,e neste caso temos também para o professor um guia para sua utilização.Este guia é tão necessário como se os objetivos e rosto não docente.Essas orientações têm um amplo leque,por tanto,deve fornecer pistas para antes,durante e após a exibição.

  Em outras palavras,guia de vídeo e texto devem ser de ajuda para o professor dar um apoio mais consistente e oportuno a suas intervenções em sala de aula ou para criar um discurso.Finalmente,um vídeo de colaboração com um colega, ou melhor,equipado do que ele necessita para explicar algum conteúdo.O desenvolvimento dos vídeos deve considerar novas formas de incentivar ou facilitar a recepção com posturas mais ativas e procedimentos por parte do consumidor.Nas palavras de Freire,um recepção”banco”contador de conteúdo.Para isso,deve considerar dois aspectos:

-Estamos acostumados a filmes com narrativa linear,porque não realmente produzir materiais de apoio em sala de aula,que se encaixam perfeitamente com ritmo das discussões em classe,seus espaços,suas atividades...com formas mais interativas para o uso durante a sua visualização.

-Se a aquisição de conhecimento é um processo social,porque não quebram os processos individuais realizados com os vídeos em sua recepção,embora em seguida,compartilhar seu conteúdo e elaborar um processo de recebimento grupo social.Parar o vídeo se necessário,á procura de outras informações.Sem dúvida que isso é possível a mensagem do vídeo de ser previamente projetados e produzidos para esse fim.



4-     AVALIAÇÃO CHAVE DE VÍDEOS INSTRUTIVOS

     Objetivos:

Quem é?
Eles são claramente os objetivos a serem alcançados?
Você estabelecer um nível de dificuldade uma serialização?
De que natureza é as metas:ele visam motivar,transmitir certos conceitos,orientando a base para a reflexão,pretende continuar a apoiar o discurso de professores em uma fileira de outras mídias?
E o objetivo da avaliação fácil?
Eles estão claramente apresentados?
Você conhece os objetivos desde a sua criação?

   Classificação:

O que os alunos esperam,depois de ver?
Que tipo de problemas conceituais,perguntas,etc.Estar prevista para ocorrer?
Quais as falhas que precisam trabalhar antes do vídeo?

  



    





  



    







 









 






Nenhum comentário:

Postar um comentário